Após ter vivido, Isabel, a mãe protetora, em "O Outro Lado do Paraíso", Ana Barroso agora dá a vida a Sara, na novela bíblica Jesus. Em uma entrevista exclusiva à Revista Básica, Ana conta um pouco mais de sua carreira e momento profissional, na novela.
1- Em seu trabalho anterior, em "O Outro Lado do Paraíso", você viveu a Isabel, uma mãe protetora. Como foi essa experiência?
A novela foi incrível, mais um sucesso da dupla Maurinho/Walcyr que eu tive a honra de participar. Isabel era uma mãe super protetora, que criou a filha pra ser feliz, bem casada, só que as coisas não aconteceram como o planejado, e é muito bom estar disponível para as surpresas e viradas na história, o que só pode acontecer numa obra aberta como é a novela. A criatividade do Walcyr é impressionante e a cada capítulo o elenco delirava... Estava cercada por colegas maravilhosos e uma equipe mega competente. Amei a experiência, aprendi um pouco mais sobre televisão, uma linguagem que ainda é nova pra mim. Em pouco tempo emendei 4 novelas, tô fazendo um intensivão....rsrs
2- Como surgiu o convite para entrar no elenco de 'Jesus"?
Estava finalizando O Outro Lado, quando minha agente foi procurada pela Record, que já tinha um personagem a minha espera em Jesus. Topei na hora !
Já tinha trabalhado na emissora em Terra Prometida, fiquei feliz em retomar essa parceria. Pela primeira vez estou trabalhando com o Edgar Miranda, diretor geral da novela que é um fera, e a Paula Richard responsável por esse texto, tão rico e emocionante.
3- Você é religiosa?
Não sou praticante de nenhuma religião específica. Fui educada na igreja católica, até hoje faço minhas orações, e tenho recordações plenas de afeto e amizade do colégio que estudei. Não curto nenhum fanatismo, tenho horror a qualquer tipo de fundamentalismo. Precisamos de paz, empatia e tolerância, se as religiões servirem a esse propósito estão servindo ao ser humano e eu acredito no ser humano.
4- Como você definiria sua nova personagem "Sara"?
Uma mãezona... mais uma no meu currículo ! Sara é viúva, sogra do apóstolo Simão Pedro, vivido pelo Petrônio Gontijo, uma senhora sábia, generosa, cheia de fé e otimismo. Ela cuida de Pedro e seu irmão André, e ajuda a criar a neta Gabriela, vivida pela atriz Maitê Padilha. Recebe Jesus e Maria em sua casa em Cafarnaum, cuida de tudo e de todos, alimenta o corpo e o espírito dessa familia tão especial.
5- Sara foi uma mulher bíblica que realmente existiu na história. Como você se preparou para vive-la?
Pois é, mais uma responsabilidade, interpretar uma personagem que de fato existiu e faz parte dessa narrativa universal, a história mais linda do mundo. Houve uma preparação no campo histórico, fizemos oficinas na emissora sobre os costumes do povo judeu, como viviam aquelas mulheres, a trabalho com o tear, a cozinha, as relações familiares e as práticas religiosas. Foram momentos de convívio com as outras atrizes e de escuta. Pudemos nos situar naquele contexto histórico e entender melhor a importância daquelas mulheres na trajetória de Jesus. Tudo isso vem para somar e complementar uma preparação emocional e afetiva para contar a história de cada uma dessas personagens.
6- Ela passará por um milagre na história. Conte-nos como foi fazer essa cena tão esperada?
Foi uma loucura... Uma experiência como atriz que não vou esquecer nunca. Estava na maior expectativa, com medo de não dar conta. Mas a essa altura já formamos uma família, estou cercada de colegas maravilhosos, que se uniram e se apoiaram. Petrônio Gontijo, o Pedro, Maitê Padilha, a doce Gabriela, neta de Sara que ela ama e cuida como se fosse sua filha, e Claudia Mauro, Beth Goulart, Kika Kalache, Roney Villela, Mauricio Ribeiro, o apóstolo André, e Dudu Azevedo, nosso Jesus cheio de amor e compaixão. Todos juntos, concentrados e inspirados na cena lindamente escrita pela Paula Richard e cuidadosamente dirigida pelo Edgar Miranda, buscando o maior realismo possível, sem exageros, tudo muito simples e verdadeiro. Então acho que tudo conspirou a favor... Sara ficará gravemente doente, e quando está por um fio, Jesus chega, trazido por Pedro, e se aproxima dela trazendo a cura e o descanso que ela precisava. Não posso contar mais...rs ! Logo vocês vão ver e se emocionar como nós nos emocionamos no set, todos abraçados e chorando.
7- Na história bíblica Jesus morreu para nos salvar dos pecados. Como você avalia a humanidade nos tempos atuais?
Tá tudo muito difícil, mas sou do time da Sara, ainda tenho fé na humanidade, sou uma otimista.
O mundo viveu crises terríveis desde sempre, na Idade Média, no período das guerras do século XX, agora estamos vivendo um retrocesso em vários níveis, político, econômico, social, a cultura do ódio e a intolerância ameaçando direitos e liberdades conquistados ao longo de séculos.
Porém acredito na transformação e no renascimento, baseados no amor, no diálogo e na superação. Entendo Jesus como um defensor dessas causas, e talvez por isso um incompreendido que subverteu a ordem estabelecida. Ele deixou esse legado de amor que não pode ser esquecido.
8- Quais são seus projetos ao longo da novela e pós novela?
Agora estou focada na novela. Comecei a gravar ainda envolvida com duas temporadas teatrais, foi uma loucura.
Quero cuidar bem da Sara...aproveitar esse aprendizado. Depois retomar minhas atividades teatrais e quem sabe fazer outra novela...o bichinho da televisão me mordeu !
Nenhum comentário:
Postar um comentário